As ciências desenvolveram-se largamente a partir da investigação dos fenômenos físicos e naturais. A compreensão da natureza, da qual somos parte intrínseca, rendeu à nossa espécie um progresso extraordinário. Na arquitetura, não há nada que não seja explicado pela natureza. Assim como a forma esbelta das árvores, cujas seções e galhos diminuem do ponto de apoio às extremidades, revela uma relação física coerente com as forças e esforços a que estão submetidos, principalmente o peso próprio e a ação do vento, as estruturas dos edifícios obedecem a esta mesma lógica. Portanto, a natureza ensina e inspira.
Por esta razão, grandes arquitetos buscaram inspiração nas estruturas encontradas na natureza para criarem formas esculturais e ao mesmo tempo resistentes, que atendem as nossas necessidades objetivas e nos causam surpresa e encantamento. Neste artigo, apresentamos algumas criações humanas brilhantes inspiradas na natureza.

Eficiência estrutural

A analogia entre arquitetura e natureza às vezes pode ser mais direta, como neste projeto da Exbury Egg, inspirada na estrutura do ovo. Além da analogia simbólica, uma vez que no seu interior se cria a vida, o ovo possui uma forma estrutural muito resistente, semelhante à estrutura de arcos e abóbadas, que por este motivo são amplamente utilizados na arquitetura.

Síntese entre natureza e arquitetura

A arquitetura de Antonio Gaudí, responsável pela criação de obras primas como a Casa Batló, a Casa Milá e o Parque Guell, todas construídas em Barcelona, é facilmente relacionada às formas, estruturas e texturas observadas na natureza. A Sagrada Família, sua obra mais emblemática, que será finamente concluída em 2026, é um nítido exemplo desta síntese entre natureza e arquitetura. Para ele, ser original significava voltar às origens. Daí sua obra sempre buscar inspiração nas estruturas disponíveis na natureza. Quem visita o interior da Sagrada Família experimenta a sensação arrebatadora de estar em um bosque banhado de luz natural, que uma vez filtrada pelos vitrais coloridos, atinge o espaço da igreja em uma profusão mágica de cores.
  • Tem uma ideia e procura um escritório que pense diferente?

    Somos um escritório de projetos que pode te ajudar com necessidades
    de construção de obras, ampliação ou licenças.

    Fale com a gente